Domingo, 17 de Fevereiro de 2008
A fadista Cristina Branco e o barítono Frank Wörner cantam, hoje, pelas 18 horas, na Casa da Música, no Porto, sonetos de Luís Vaz de Camões e fados de Amália Rodrigues.
Neste concerto, que marca a estreia do projecto "Com que voz", serão acompanhados pelo Ensemble Modern.
O espectáculo propõe uma viagem pelo fado, revisitado sob a perspectiva da mais recente música contemporânea, num projecto único, da autoria do compositor Stefano Gervasoni, que reúne os principais centros de divulgação cultural da Europa.
"Com que voz" integra 24 canções com interlúdios instrumentais, divididas em dois ciclos, cujas peças serão apresentadas alternadamente: 12 para a voz de Cristina Branco - numa reinterpretação de 12 canções retiradas do repertório de Amália Rodrigues -, e 13 para o barítono Frank Wörner, que são uma composição de uma selecção de sonetos de Luís Vaz de Camões.
As canções são acompanhadas por um 'ensemble' que, entre outros instrumentos, inclui a guitarra portuguesa, a guitarra clássica, o cimbalão, o acordeão e electrónica ao vivo (criada no IRCAM, com a assistência de Thomas Goepfer e o suporte de um projecto paralelo de investigação sobre as emoções e expressividade da palavra falada e cantada, levado a cabo por Xavier Rodet e a sua equipa).
"Com que voz" termina com uma peça em que os cantores se juntam, acompanhados por dois trios típicos dos seus géneros. Cada intérprete canta a sua própria versão de "Com que voz chorarei meu triste fado", única canção escrita por Amália sobre um texto de Camões.