» Agenda Maio. 08 «
Festivais de Verão 2007
Em palco, o músico contará apenas com a participação do filho Bem Gil, para interpretar os temas do álbum "Gil Luminoso" - ainda não editado em Portugal -, que atravessam a sua carreira discográfica, desde os tempos da Tropicália.
Gilberto Gil, que regressa a Portugal menos de um ano depois de ter actuado com banda no Festival Sudoeste, apresentará os temas de "Gil Luminoso", álbum que gravou em 1999 e que editou apenas no ano passado.
"Gil Luminoso", lançado, em 2006, pela etiqueta brasileira Biscoito Fino, está nomeado para os prémios Grammy deste ano, na categoria de melhor álbum de world music.
São 15 temas interpretados apenas em viola acústica, entre os quais "Preciso aprender a só ser", "O som da pessoa", "A raça humana" ou "Meditação".
Todos os poemas que Gilberto Gil escreveu, muitos deles convertidos para canções, estão compilados no livro "Gil em verso", editados em Portugal pelas Edições Quasi.
Gilberto Gil, de 65 anos, é músico há mais 40 e ministro da Cultura do Brasil há cinco. Um dos fundadores do movimento Tropicália, Gilberto Gil integra a galeria de músicos brasileiros que renovou a música popular brasileira na segunda metade do século XX, a par de Caetano Veloso ou Chico Buarque.
Nas letras que compõe, Gilberto Gil é conhecido por explorar um vasto leque de temas pertinentes à realidade moderna: da desigualdade social à questão racial, da cultura africana à oriental, da ciência à religião.
O músico é também um artista atento às mudanças do seu tempo. Esta semana, assinou um acordo com o portal Google para divulgar a sua obra artística através de um canal exclusivo no YouTube.