» Agenda Maio. 08 «
Festivais de Verão 2007
Bruno Portela
Cristiano Pereira
Oh, o calor: a malta semidespida a transpirar com a oscilação corporal desencadeada pelo andamento hipnótico da música que brota das colunas. A tarde ainda vai a meio, estão perto de trinta graus, e há gente - muita gente, umas vinte mil - a mover o esqueleto ao som do ritmo eleito. É disto que o povo gosta. O festival Creamfields distribui-se por sete diferentes zonas da Quinta da Bela Vista. E enchem-se de juventude.
Num palco, há o reggae dos One Sun Tribe: colheita jamaico-lusitano boa onda e bem esgalhada apesar dos instrumentistas serem todos brancos. Ao mesmo tempo, escassos metros acima, o fulgor dinâmico do duo Digitalism consegue causar maior intensidade sísmica. Ao lado, dentro de uma espécie de estrutura que tenciona sugerir um cenário de esplanada semi-tropical, a juventude pula com as batidas de The Fahze enquanto recebe a ventania de ventoinhas equipadas com jactos de vapor de água.
É, contudo, dentro do Super Bock Silent Club que a atmosfera se destaca de todas as outras: imagine-se uma tenda com mil e tal pessoas que dançam sem que se ouça música erguer-se no ar. Mas a plebe, atenção, não está a tripar: a malta, afinal, dança porque tem auscultadores enfiados nos ouvidos. E pode optar por dois djs: Nuno Di Kovaks ou Kid Selecta. Só não pode gamar os auscultadores porque à saída, dois musculosos seguranças tratam de recolher a cena. Ao início da noite, o festival começa a ganhar embalo para a vertigem nocturna que só parou aos primeiros raios do sol de hoje.
Beldades e VIP
Entre abundância de mini-saias de ganga e muito espertalhões de óculos ray-ban com penteado à Lenny Kravitz, qualquer pessoa com dois olhos na cara facilmente constatará que as várias marcas patrocinadoras do festival lutam entre si para ver quem apresenta as promotoras com melhores predicados corporais.
A luta está renhida e à hora do fecho desta edição, o JN hesitava entre os penteados esdrúxulos das raparigas da Organics e a voluptuosidade das representantes da TMN. Na edição de amanhã contaremos mais pormenores sobre este assunto de cabal importância...
Entretanto, a organização divulgou uma lista com nomes de "vips" que podem ser avistados na tenda dos mesmos, entre pirâmides de morangos, garrafas de Moët & Chandon e sujeitos mascarados de sapos (ou serão rãs?). A cabeça de cartaz parece ser Pimpinha Jardim, mas nomes como Merche Romero, Soraia Chaves, Sofia Aparício ou uma tal de Patrícia também lá figuram.